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a logística é o pulmão da casa peixoto
Tem 45 anos e posiciona-se com destaque num mercado onde pululam gigantes multinacionais. Foi-se construindo, reconstruindo e adaptando à evolução e à passagem dos anos e, se a parte comercial é o coração e o core da empresa, a logística, essa, é assumidamente o seu pulmão. Falamos da Casa Peixoto, uma empresa portuguesa, com certeza! O nosso interlocutor é Luciano Peixoto, CE0 da empresa e filho do fundador. A conversa é feita de história e de caminhos, os que paulatinamente têm vindo a ser construídos e sobretudo os que aí vêm e que se fazem com inovação e melhoria contínua nos processos e na logística. O melhor ainda está para vir.
Supply Chain Magazine (SCM): Ao Longo de 45 anos, muita coisa mudou. Os processos, os produtos, a experiência de venda, e até o próprio cliente e os seus hábitos de consumo, tendo sido necessário adaptarem-se a todas essas mudanças. Como tem sido esta evolução?
Luciano Peixoto: Em 45 anos de história, a Casa Peixoto atravessou diferentes gerações, comportamentos de mercado e perfis de consumo e consumidores. Em todos estes momentos, uma característica da empresa sobressaiu: a capacidade de se adaptar e reinventar perante a mudança. Nascemos numa época e num meio rural em que não se falava de optimização de processos ou melhoria contínua, mas apenas de trabalho. Somos do tempo em que, descarga a descarga, telha a telha, saco de cimento a saco de cimento se descarregava tudo à mão. Antes da introdução da tecnologia e antes que a empresa tivesse capacidade para investir em maquinaria e acessórios de apoio, todos os materiais eram carregados e descarregados à mão. E com trabalho se edificou, passo a passo, a Casa Peixoto, uma empresa sustentável, resiliente, inovadora, com legado e know-how. Ao longo dos anos, a empresa foi-se actualizando, acompanhando os vários desenvolvimentos quer ao nível da gestão, dos investimentos em tecnologia e inovação, na formação dos colaboradores, na modernização e expansão dos centros logísticos, e em novas parcerias comerciais, para dar uma resposta eficaz ao crescimento. Temos orgulho em ser uma empresa sólida, que regista um crescimento responsável. O percurso de evolução de várias décadas permitiu posicionar-nos hoje como a maior empresa de materiais de construção de capitais exclusivamente portugueses, e diferenciou- -nos pela apresentação de soluções completas de construção e decoração personalizadas, ao melhor preço, tanto para o cliente profissional como particular.
SCM: Qual a faturação e crescimento que tiveram no último ano/últimos dois anos?
Luciano Peixoto: Em 2020, a nossa faturação foi de 43,5 M€. Esperamos alcançar nos próximos anos um crescimento em volume de negócios perto dos 20%, com os resultados líquidos bem superiores aos alcançados nos últimos anos. 1 ' A maior parte dos vossos clientes é particular ou profissional? Inicialmente, desenvolvemos a nossa atividade orientados para o cliente profissional da construção e para o reforço de uma relação de proximidade com este segmento, de forma a correspondermos com todo o tipo de soluções e produtos. A abertura este ano da nossa loja de Aveiro e o lançamento do serviço Casa Peixoto PRO, com vista à agilidade de processos com o profissional da construção, é um exemplo dessa proximidade. Actualmente, com a expansão das lojas e show-room, abrangemos também o segmento do cliente particular, que cada vez mais nos procura para aconselhamento de soluções construtivas e de decoração, montagem de cozinhas e aquisição de produtos para toda a casa.
SCM: Como funciona a vossa operação desde o momento da compra até ao momento da chegada ao cliente?
Luciano Peixoto: Na Casa Peixoto os clientes têm a possibilidade de adquirir os materiais via loja online e lojas físicas. Em ambas as possibilidades, o processo de compra é simples e ágil. Temos equipas altamente profissionalizadas que recebem formação técnica com frequência por forma a que consigam apresentar as melhores soluções nestes dois ambientes (físico e online). Os clientes têm a possibilidade de escolher se preferem receber comodamente os artigos na sua casa ou efetuar o levantamento em qualquer loja Casa Peixoto de Norte a Sul. Possuímos uma frota própria, capaz de realizar entregas de forma rápida e garantindo uma entrega em perfeitas condições. Trabalhamos também com serviço de transporte subcontratado, que possibilita a entrega dos materiais em zonas mais longínquas das lojas. Hoje, com a aposta no nosso sistema informático, com a aposta num armazém robotizado, e com uma equipa de logística e distribuição dedicada conseguimos preparar as encomendas em tempo record e garantir as entregas em 24h00/48h00 em qualquer parte do país. Estamos cada vez mais atentos às dificuldades de existência de stock, devido à escassez de muita matéria-prima e conseguimos com o apoio dos nossos fornecedores fazer uma gestão de stock eficiente, que nos permite dar resposta aos nossos clientes mesmo nos momentos de maior dificuldade.
SCM: Como se encontra o mercado da construção atualmente em Portugal?
Luciano Peixoto: O mercado da construção em Portugal é um mercado muito dinâmico e não obstante a situação pandémica que ainda atravessamos, o sector mantém uma evolução moderada e globalmente positiva. Acredito que os próximos tempos mantenham este mesmo registo. A generalidade das previsões, entre as quais das associações dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, apontam para uma taxa de crescimento a rondar os 2,2% para este ano, prevendo-se que Portugal retome a trajetória de crescimento a partir de 2022. Mas estamos otimistas e acreditamos que os números possam superar estas previsões.
SCM: Foram pioneiros europeus em 2003 ao nível da robotização de armazém na vossa área de negócio. Quais foram as vantagens sentidas nestes últimos 18 anos que vos permitiram avançar mais rapidamente que a concorrência?
Luciano Peixoto: A logística suplementa o crescimento sustentado da empresa ao longo dos anos. Ao investirmos numa logística 4.0, podemos identificar 4 grandes vantagens que a tornam um ponto vital para o nosso negócio, nomeadamente para corresponder aos desafios do e-commerce e conduzir a Casa Peixoto a novos patamares e posicionamento estratégicos fortalecidos para fazer face ao mundo mais digital. Ao nível da cadeia de abastecimento, passámos a ter um ecossistema equilibrado, desde o cálculo da procura, custos de aquisição, stock e custos logísticos, através de cálculos de procura futura com alto grau de assertividade, além de entendimento do comportamento das experiências dos clientes e fornecedores. Ao nível da integração entre produção e logística, através de automatização, conectividade e processos inteligentes, da gestão de stock que nos permite reduzir perdas, optimizar a reposição de produto e aumentar a produtividade. Outra das vantagens prende-se com o transporte. A Casa Peixoto dispõe de uma frota, que em conjunto com uma equipa de distribuição dedicada, e com a automatização permite-nos ter rotas mais eficientes e entrega de materiais entre 24 e 48 horas, em qualquer parte do país, sem complicações. 1-1 Hoje estão presentes em seis pontos do país e chegam de Norte a Sul de Portugal.
SCM: Que investimentos têm realizado na área da logística para acompanhar esse crescimento?
Luciano Peixoto: Atualmente, dispomos de seis lojas em Portugal (Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Aveiro, Porto e Lisboa), um representante em Paris, e franchisados no continente africano, o que demonstra a nossa capacidade de crescimento sustentável ao longo das várias décadas. Contamos com dois centros logísticos e o principal (Armazém Central) situa-se em Viana do Castelo. Em 2020, realizámos um investimento de centenas de milhares de euros, com o objectivo de melhorar e expandir a nossa plataforma logística para responder, de forma cada vez mais eficaz, ao crescimento da empresa. Adquirimos dois novos módulos de armazenamento vertical automático, apostando cada vez mais em sistemas dinâmicos de armazenamento e picking. Construímos uma nova plataforma de cargas e uma área considerável de armazém coberto, criando assim a estrutura necessária para implementação de cross-docking, assim como para o futuro mapeamento automatizado de rotas de entrega de encomendas. Fomos pioneiros no sector de comércio de materiais de construção, com a implementação de um armazém totalmente robotizado com capacidade para 10.000 paletes. Dispomos ainda de uma plataforma logística, localizada em São João da Talha, para apoio à gestão de entregas na área da grande Lisboa, dando força ao compromisso da Casa Peixoto de entrega de materiais entre 24h e 48h.
SCM: Também estão presentes em França e na Guiné. Como são feitos estes processos de exportação?
Luciano Peixoto: A exportação foi uma decisão estratégica, por forma a chegar a outro mercado consumidor. Os processos de exportação adotados na Casa Peixoto cumprem com todos os requisitos e obrigações. Temos exportações intracomunitárias e extracomunitários. A exportação intracomunitária é aquela que mais se assemelha ao processo de entrega em Portugal Continental, sendo os materiais enviados em camiões e entregues comodamente na morada dos clientes. Já os envios extracomunitários são muito mais apertados e exigem um processo mais elaborado e criterioso. Temos uma equipa dedicada ao processo de exportação, que averigua quais os documentos específicos necessários para cada tipo de mercadoria exigidos para a exportação, no país de origem, para que os bens sejam devidamente admitidos no país de destino. Cumprimos com rigor os Incoterms, customizados caso a caso, sendo que as modalidades de Incoterms com que mais trabalhamos são as EXW; FOB e CFR. Procuramos dia-a-dia fazer follow-ups, os quais nos ajudam a tornar as entregas mais assertivas ao mesmo tempo que nos ajudam a identificar falhas no processo de exportação.
SCM: Quais as maiores dificuldades sentidas ao nível da logística?
Luciano Peixoto: A maior dificuldade que temos sentido prende-se com a disponibilidade dos produtos que, devido à pandemia, afetou alguns dos nossos parceiros. A nível da gestão logística, não temos sentido problemas. Acreditamos que, se a área comercial é o core e o coração da Casa Peixoto, a logística terá que ser o pulmão. Assim, entendemos que o investimento numa operação logística robusta e articulada, sustenta a assertividade das nossas vendas.
SCM: E ao nível da preocupação com a sustentabilidade, que estratégias têm vindo a implementar?
Luciano Peixoto: Temos vindo a desenvolver uma estratégia de sustentabilidade com base em dois eixos principais: Sustentabilidade social e ambiental. No campo da sustentabilidade social, temos vindo a apoiar a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo e demais instituições para as quais contribuímos com valores monetários ou géneros, além do apoio a diversas entidades sem fins lucrativos nas zonas envolventes às nossas lojas. Recentemente, desenvolvemos uma parceria com a associação Just a Change, com o objetivo de contribuir para combater a pobreza habitacional, que em Portugal afeta mais de 420.000 portugueses. A materialização desta parceria aconteceu já em Novembro, com a reconstrução de uma residência de habitação no Porto, que envolve a intervenção dos nossos colaboradores. Outra das preocupações, prende-se com a necessidade de contribuirmos para reduzir a pegada ambiental e termos uma voz ativa na defesa do planeta. Na área da sustentabilidade ambiental, destacamos a reciclagem e separação de materiais grossistas - aceitamos cartão e esferovite, paletes e madeira, oriundos das obras, junto dos nossos clientes e gratuitamente, para reciclagem. Por toda a empresa temos dispositivos de separação de resíduos, para que todos os colaboradores, com prévia orientação para tal, reciclem todos os resíduos produzidos na empresa
SCM: A nova Loja no Porto representa um grande investimento para a Casa Peixoto, tornando-se um marco para os 45 anos da empresa. Este investimento é fruto de um crescimento do negócio nesta região?
Luciano Peixoto: O crescimento do negócio na região Norte, acompanha a ascensão da economia no Porto e no Norte do País, que resulta de um tecido empresarial altamente qualificado e inovador, talento dos recursos e capacidade de empreendedorismo, nomeadamente na indústria da construção. Para além destas razões de ordem económica, somos uma empresa familiar do Norte, temos a nossa sede em Viana do Castelo, e conhecemos bem o mercado desta região.
SCM: Voltamos à pandemia. Que impacto teve nas vossas operações e como se adaptaram e superaram as dificuldades?
Luciano Peixoto: A crise pandémica da Covid-19 teve algum impacto na nossa atividade, e verificou-se alguma quebra. No entanto, com o primeiro confinamento, no segmento de cliente final, foi evidente uma maior preocupação das famílias com o conforto da casa, o que se refletiu positivamente nas vendas nos meses seguintes de 2020. A "obrigação" de todos nós passarmos mais tempo em casa, originou este aumento de procura de materiais de construção, decoração e bricolage no período referido. Quanto ao cliente profissional da construção, houve uma maior estabilidade ao longo do ano. Tirando o primeiro impacto do início da pandemia, onde o sentimento negativo com o futuro foi mais acentuado, as obras foram-se mantendo em andamento. Trata-se de um negócio com um tempo de ciclo longo, entre a decisão do investimento por parte do promotor, à aprovação de projetos nas câmaras, terminando na conclusão de obra, podem passar facilmente cinco anos. Por esse motivo, no curto prazo, o efeito da pandemia não se fez sentir na construção nova e reabilitação urbana. Em 45 anos de história, já passámos por várias crises. Em todos estes momentos, uma característica da empresa sobressaiu: a capacidade de se adaptar e reinventar perante as crises. Face a um problema, a cultura da Casa Peixoto passa pelo foco apenas na solução. Nas crises, a empresa tem crescido pois procura fora da sua zona de conforto áreas antes inexploradas. Um exemplo: durante a crise económica global de 2008-2013, a construção em Portugal esteve parada, o que levou a empresa a estruturar um projeto sólido de exportação, até então inexplorado. Foi a partir dessa crise que a presença internacional da Casa Peixoto se intensificou e que a empresa se apresentou como player sólido no mercado global. Paralelamente, reconfigurámos a estrutura e conceito do atendimento em loja, com a inclusão de equipas comerciais técnico-especializadas (designers, engenheiros, arquitetos), que são hoje a chancela da qualidade do atendimento nas nossas lojas. Hoje, quando surge uma situação de crise, a equipa da Casa Peixoto sabe que a irá superar e trabalha criativamente para responder com a estratégia certa à especificidade de cada momento. Com uma política de investimento contínuo, a empresa tem conseguido obter crescimentos constantes e sustentados, ano após ano. É ainda com um rigoroso controlo de custos que nos permite construir um "barco" mais robusto, com maior capacidade de resposta face a tempestades que possam ocorrer, tal como a que vivemos atualmente.
SCM: Foi durante este tempo que lançaram várias novidades, como o novo website, a loja online, a app para smartphone, o armazém-loja de São João da Talha e, ainda mais recentemente, a Casa Peixoto PRO. Como foi esta migração repentina para um mundo mais digital e quais os resultados que estes investimentos têm vindo a presentar?
Luciano Peixoto: A Casa Peixoto tem vindo a apostar numa estratégia omnicanal impulsionada pela experiência social pandémica desde o final do ano passado. O reforço do crescimento no mercado digital, como resposta às novas necessidades e perfis de consumidores, já fazia parte dos nossos planos de expansão, antes da pandemia. Preparámo-nos para a explosão das vendas online em 2020, com investimento no abastecimento e entregas, assim como em termos informáticos, de recursos e de espaço. Desta forma, temos vindo a acompanhar as tendências do comércio online. A loja online inclui um vasto portfólio de produtos para a casa. Atualmente disponibilizamos mais de 20 mil artigos online, de diferentes segmentos, desde Salas de Banho, Pavimentos e Revestimentos, Jardim, Lar e Bricolage, e apresentamos várias soluções para a remodelação da casa, dando resposta aos consumidores que valorizam a funcionalidade, conforto e a experiência de compra não presencial, acompanhando as tendências do comércio online. A par com a loja online, foi lançada uma aplicação móvel, exclusiva para profissionais do sector. Disponível para Android e 10S, a App Casa Peixoto PRO, permite que estes realizem as suas encomendas com levantamento nas diferentes lojas da Casa Peixoto, ter acesso a preços exclusivos, consultar as faturas, encomendas e cotações em aberto, assim como acompanhar a evolução da conta corrente. Recentemente, lançámos o Outlet online que disponibiliza várias gamas de produtos e permite usufruir de descontos durante todo o ano, um projeto que nasce com o objetivo de ter um conceito adequado ao ambiente web, muito sensível aos preços, sendo algo inovador no sector dos materiais de construção.
SCM: Ao nível da estratégia, nacional e internacional, e dos investimentos futuros, o que poderemos esperar nos próximos tempos da Casa Peixoto?
Luciano Peixoto: No final deste ano, vamos abrir uma nova loja em Paranhos, na Circunvalação, próximo ao Parque Nascente, no Porto. Esta será a maior loja da Casa Peixoto, com uma área comercial de mais de 8.000m2. Desenhada como uma verdadeira galeria de arte, tem um conceito diferenciado, onde os clientes poderão encontrar as mais variadas soluções para concretizarem os seus sonhos. A loja vai vender projetos à medida na área das cozinhas, casas de banho, climatização, iluminação, entre outros, e oferecer aos clientes um serviço altamente especializado. Uma oferta abrangente de materiais de construção inovadores e artigos de decoração dispostos em dezenas de ambientes diferentes darão resposta às necessidades dos profissionais destes sectores (arquitetos, empreiteiros, donos de obra...), bem como do público em geral. A nova loja vai apresentar dezenas de milhares de produtos expostos, por forma a tornar a experiência do cliente numa experiência única. Nesta nova loja vamos contar também com uma nova equipa, especializada e totalmente orientada para o cliente, com o know-how necessário e a experiência para apresentar soluções integradas e projetos à medida. Este know how e experiência são decisivo para orientar os nossos clientes e facilitar-lhes o processo de decisão, quer estejamos a falar do cliente particular ou do profissional. Está também previsto num futuro relativamente próximo a abertura de uma nova loja em Lisboa, junto ao Parque das Nações. Temos também como objetivo aumentar a presença internacional da Casa Peixoto, replicando o nosso modelo de negócio com parceiros estratégicos nos diferentes países, como reforço da nossa estratégia de exportações, que detém um peso considerável no negócio.
fonte: pt.cision.com