#dicasdacasa

Como escolher uma salamandra...

Indecisa/o na escolha da salamandra mais adequada para a sua casa? Nós ajudamos!

As salamandras estão entre as opções de aquecimento mais populares. Para além de eficientes, ecológicas e económicas, são de fácil instalação. Ainda assim é importante ter em atenção alguns parâmetros na hora da escolha. 

1. Aspetos gerais a ter em conta

Tipo de Material - O material que reveste a salamandra influencia o seu rendimento. Por exemplo, se for material refratário, a acumulação e a emissão de calor são otimizados.

.Salamandras a lenha em chapa de aço
É daquelas pessoas que passa o dia fora e quando chega a casa quer ter o seu espaço aquecido rapidamente? Então as salamandras em chapa de aço são uma excelente opção. O aço aquece rápido e facilmente. Em contrapartida, também arrefece mais rápido.  

.Salamandras a lenha em ferro fundido
O ferro fundido é um material com muita durabilidade e resistência.  Se pretende uma temperatura constante ao longo do dia, então esta é a melhor opção.

Regulação de entrada de arA regulação da entrada de ar, quer seja manual ou automática, vai controlar o ritmo de combustão e consequentemente otimizar o rendimento da salamandra. 

A conduta / chaminé - Para um maior rendimento opte por tubos verticais e que fiquem à vista, uma vez que a recuperação do calor dos fumos é otimizada.

Instalação: Apesar da instalação ser rápida (face à instalação de um recuperador de calor - conheça as diferenças aqui) e não ser preciso fazer muitas obras em casa, é importante que seja feita por um profissional. Antes de instalar uma salamandra deve isolar a parede e manter uma distância de 30 cm sobre a mesma e evitar tomadas elétricas. O equipamento deve ser colocado sob uma base, com cerca de 5 cm de espessura, para evitar o contacto direto com piso. 

Posso ter uma salamandra no meu apartamento? Pode, desde que existe conduta / chaminé. 

2. Salamandra a lenha ou a pellets?

Salamandra a lenha - Em comparação a uma lareira tradicional, uma salamandra a lenha produz mais calor, visto que tem um sistema de contenção de energia e calor mais controlado, com rendimentos até 85%. Para  além disso, a lenha é uma energia renovável e um combustível mais económica que a eletricidade, por exemplo.

Existem vários tipos de salamandras a lenha. Umas com um design mais tradicional e rústico outras com um design mais moderno. São produzidas em chapa de aço ou ferro fundido, com ou sem ventilação. 

Salamandras a pellets - As salamandras alimentadas por pellets garantem rendimentos superiores a 85%. Têm incorporada ventilação que distribui o calor rapidamente.

Os equipamentos mais modernos, para além de esteticamente mais atrativos, apresentam depósitos de grande capacidade, sistemas de fornecimento automático e de autoregulação ( o consumo de pellets pode ser ajustado conforme a necessidade (velocidade e frequência),  chegando a cinco dias de autonomia). 

Os pellets são desperdícios da indústria madeireira, que são triturados secos e tratados com o objetivo de reduzir ao máximo as resinas e humidade, garantindo, assim, um produto 100% natural de elevado rendimento calorífico.  

3. Qual a potência indicada para a minha casa?

A potência das salamandras é medida em KW. Para saber a potência ideal a comprar deve fazer os seguintes cálculos:

a) Definir o volume da área que pretende aquecer (m3): M2 do espaço a aquecer x altura da divisão = M3.

b) Multiplicar os M3 pelo coeficiente térmico. O coeficiente térmico é definido tendo em conta o estado de isolamento do espaço a aquecer. Por exemplo, numa casa com baixo nível de isolamento deve multiplicar-se os m3 a aquecer por 40 (m3 do espaço a aquecer x 40). Numa casa com isolamento médio deve multiplicar-se os m3 por 35 (m3 do espaço a aquecer x 35). Numa casa com bom isolamento deve multiplicar-se os m3 por 30 (m3 do espaço a aquecer x 30).  

c) O resultado do M3 x Coeficiente térmico vai corresponder a Kcal. Para converter em KW deve dividir por 862: (M3 x Coeficiente térmico/862=KW). 
Nota:
Deve também ter em consideração a região do país onde vive. 

A pensar comprar uma salamandra?

Se está a pensar comprar uma salamandra, saiba que na Casa Peixoto encontra uma variedade de soluções aos melhores preços. Conte ainda com a ajuda de uma equipa especializada na área que poderá apresentar-lhe um projeto à medida. Visite-nos!

Criar uma nova conta

Já tem uma conta criada?
Em vez disso, faça login Ou Altere a password