Tipo de Material - O material que reveste a salamandra influencia o seu rendimento. Por exemplo, se for material refratário, a acumulação e a emissão de calor são otimizados.
.Salamandras a lenha em chapa de aço
É daquelas pessoas que passa o dia fora e quando chega a casa quer ter o seu espaço aquecido rapidamente? Então as salamandras em chapa de aço são uma excelente opção. O aço aquece rápido e facilmente. Em contrapartida, também arrefece mais rápido.
.Salamandras a lenha em ferro fundido
O ferro fundido é um material com muita durabilidade e resistência. Se pretende uma temperatura constante ao longo do dia, então esta é a melhor opção.
Regulação de entrada de ar - A regulação da entrada de ar, quer seja manual ou automática, vai controlar o ritmo de combustão e consequentemente otimizar o rendimento da salamandra.
A conduta / chaminé - Para um maior rendimento opte por tubos verticais e que fiquem à vista, uma vez que a recuperação do calor dos fumos é otimizada.
Instalação: Apesar da instalação ser rápida (face à instalação de um recuperador de calor - conheça as diferenças aqui) e não ser preciso fazer muitas obras em casa, é importante que seja feita por um profissional. Antes de instalar uma salamandra deve isolar a parede e manter uma distância de 30 cm sobre a mesma e evitar tomadas elétricas. O equipamento deve ser colocado sob uma base, com cerca de 5 cm de espessura, para evitar o contacto direto com piso.
Posso ter uma salamandra no meu apartamento? Pode, desde que existe conduta / chaminé.