Notícias

Casa Peixoto, uma empresa com história que mantém a visão empreendedora

Com mais de quatro décadas de existência, a história da Casa Peixoto é feita de família e inovação. Ao longo dos anos, a empresa procurou adaptar-se ao mercado, responder aos desafios e reinventar-se. A sua estratégia passa agora por expandir as lojas físicas em Portugal. “Estamos a trabalhar para uma futura abertura de loja, na zona da Gare do Oriente, que será a nossa montra na capital do país. Com isto, prevemos crescer ao nível de postos de trabalho e de área de exposição”, revelou Luciano Peixoto, CEO e filho do fundador.

A Casa Peixoto é uma das maiores empresa de materiais de construção com capitais exclusivamente nacionais. Fundada em 1976 e com sede em Viana do Castelo, emprega mais de 200 colaboradores distribuídos por seis lojas em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Guimarães e Viana do Castelo. Está igualmente presente em Paris e nos mercados africanos através da sua rede de distribuidores.

O  plano de expansão da Casa Peixoto para Portugal contempla, em breve, a abertura de uma nova loja na zona oriental de Lisboa, um projeto no qual já está a trabalhar. Mas também quer, através do seu centro logístico em Viana do Castelo, que tem 15 mil metros quadrados e que opera com tecnologias de automatização e robótica, continuar a distribuição e a exportação além-fonteiras.

Qual o segredo para que uma empresa nacional, de origem familiar, resista 45 anos, num mercado tão concorrencial como aquele em que se insere?
Em 45 anos de história, a Casa Peixoto atravessou diferentes gerações, comportamentos de mercado e perfis de consumo e consumidores. Em todos estes momentos, uma característica da empresa sobressaiu: a capacidade de se adaptar e reinventar. Nascemos numa época e num meio rural em que não se falava de otimização de processos ou melhoria contínua, falava-se apenas de trabalho. E com trabalho se edificou, passo a passo, a Casa Peixoto, uma empresa sustentável, resiliente, inovadora e com um legado e know-how imenso.

Ao longo dos anos, a empresa foi acompanhando os vários desenvolvimentos quer ao nível da gestão, dos investimentos em tecnologia e inovação, quer na formação dos colaboradores, na modernização e expansão dos centros logísticos, para dar uma resposta eficaz ao crescimento. Temos orgulho em ser uma empresa sólida, que regista um crescimento responsável.

Quais os pilares da vossa abordagem ao mercado? Serviço ao cliente, produto…?
Diferenciamo-nos pela apresentação de soluções completas de construção e decoração personalizadas, ao melhor preço, tanto para o cliente profissional como particular. Trabalhamos com marcas de renome no mercado nacional e internacional, e acompanhamos o cliente na construção do seu sonho, desde as primeiras fundações da sua casa, aconselhando as melhores soluções construtivas e de decoração. Contamos com uma equipa comercial técnico-especializada que, numa sinergia perfeita com a equipa de compras, possibilita a aposta nos produtos que os nossos clientes procuram.

A qualidade do nosso serviço, assente numa forte política de atendimento personalizado, faz-nos ter sempre a resposta adequada para todos os nossos clientes, desde o particular, ao pequeno ou grande construtor. Hoje, também, com a aposta no nosso sistema informático, com a aposta num armazém robotizado, mais de uma dezena de viaturas próprias a realizar entregas e, com uma equipa de logística e distribuição dedicada conseguimos preparar as encomendas em tempo record e garantir as entregas em 24h00/48h00 em qualquer parte do país. Estamos cada vez mais atentos às dificuldades de existência de stock, devido à escassez de muita matéria-prima e conseguimos com o apoio dos nossos fornecedores fazer uma gestão de stock eficiente, que nos permite dar resposta aos nossos clientes mesmo nos momentos de maior dificuldade.

“O fundador da Casa Peixoto, meu pai, era um líder pragmático, visionário e com valores que hoje são muito atuais, o que se traduziu na autonomização do trabalho das gerações seguintes, nas suas funções de liderança”, Luciano Peixoto, Administrador Casa Peixoto.

A Como era ser empreendedor há 45 anos e como é ser empreendedor nos dias de hoje?
Há determinadas características que são intemporais, como, por exemplo, a predisposição para correr riscos e a responsabilidade, exercendo uma forma de liderança transformadora e colocando o foco nas pessoas. A capacidade de resiliência perante desafios, de adaptação à mudança e visão de futuro são essenciais na gestão do desenvolvimento sustentável de uma empresa. O fundador da Casa Peixoto, o meu pai, era um líder pragmático, visionário e com valores que hoje são muito atuais, o que se traduziu na autonomização do trabalho das gerações seguintes, nas suas funções de liderança.

Que desafios têm enfrentado, enquanto empresa familiar, de capitais exclusivamente nacionais?
Em 45 anos de história, já passámos por alguns desafios. Face a um problema, a cultura da Casa Peixoto passa pelo foco apenas na solução. Das crises, a empresa tem crescido, pois explora nelas, fora da sua zona de conforto, áreas antes inexploradas. Um exemplo: durante a crise económica global de 2008-2013 a construção em Portugal esteve parada, o que levou a empresa a estruturar um projeto sólido de exportação até então inexplorado. Foi, assim, a partir desta crise que a presença internacional da Casa Peixoto se intensificou e se apresentou como player sólido no mercado global. Paralelamente, reconfigurou a estrutura e conceito de atendimento em loja, com a inclusão de equipas comerciais técnico-especializadas (designers, engenheiros, arquitetos), que são hoje a chancela da qualidade do atendimento nas lojas.

Hoje, quando surge uma situação de crise, a equipa da Casa Peixoto sabe que a irá superar e trabalha, criativamente, para responder com a estratégia certa à especificidade de cada momento. Com uma política de investimento contínuo, a empresa tem conseguido obter crescimentos constantes e sustentados ano após ano. É ainda com um rigoroso controlo de custos que nos permite construir um “barco” mais robusto, com maior capacidade de resposta face a grandes desafios.

Conseguimos sempre, com uma enorme capacidade de nos reinventarmos, ultrapassar várias crises económicas e tudo o que alcançamos foi com muito trabalho e dedicação. Alcançamos o sucesso pela postura que assumimos em relação aos nossos clientes, pela relação de proximidade e pela paixão que colocamos no trabalho que desenvolvemos. Foi esta postura que mantivemos ao longo destes 45 anos, que permitiu que hoje, clientes, fornecedores e parceiros acreditem em nós.

Atualmente, a vossa presença internacional estende-se a França (Paris) e à Guiné Conacri. Qual vossa estratégia de expansão internacional no futuro? Sob que formato? Parcerias, franchising?

Temos como objetivo aumentar a presença internacional da Casa Peixoto, replicando o nosso modelo de negócio com parceiros estratégicos nos vários países, como reforço da nossa estratégia de exportações, que detém um peso bastante considerável no negócio. Estamos sempre atentos ao mercado, às necessidades dos nossos clientes e às oportunidades de negócio, e por isso, como empreendedores que somos, não descartamos uma possível parceria, uma oportunidade a explorar.

Somos uma empresa apetecível e os fornecedores vêm em nós uma excelente montra para as suas soluções e produtos, não só pela exposição mas pelo serviço técnico- especializado das nossas equipas que possibilitam uma maior proximidade com os nossos clientes na medida em que conseguimos prestar todo o auxílio no seu projeto, seja uma obra de grande dimensão ou uma pequena remodelação. Vamos continuar a apostar na expansão da Casa Peixoto e temos também como objetivo aumentar a presença internacional da Casa Peixoto.

“Fomos pioneiros europeus em 2003 ao nível da robotização de armazém na nossa área de negócio. A logística suplementa o crescimento sustentado da Casa Peixoto, ao longo dos anos.” Luciano Peixoto

Qual o impacto da tecnologia na vossa cadeia logística, nos vossos armazéns, na agilidade dos processos?
Fomos pioneiros europeus em 2003 ao nível da robotização de armazém na nossa área de negócio. A logística suplementa o crescimento sustentado da Casa Peixoto ao longo dos anos. Desta forma, investimos numa logística 4.0, um ponto vital para o nosso negócio, nomeadamente para corresponder aos desafios do ecommerce e conduzir a empresa a novos patamares e posicionamento estratégicos, fortalecidos para fazer face ao mundo mais digital.

Ao nível da cadeia de abastecimento, passámos a ter um ecossistema equilibrado, desde o cálculo da procura, custos de aquisição, stock e custos logísticos, através de cálculos de procura futura com alto grau de assertividade, além de entendimento do comportamento das experiências dos clientes e fornecedores. Esta assertividade verifica-se também pela postura das nossas pessoas, pelo seu know how, pela forma como trabalham no seu dia a dia e pela forma como se unem em prol do mesmo objetivo. A administração está muito grata pela forma como os nossos colaboradores se empenham no dia a dia para fazer sempre mais e melhor e isso só se tem conseguido com o trabalho e esforço de todos. Pode ser cliché, mas é a realidade, o sucesso dá muito trabalho!

Ao nível da integração entre produção e logística, através de automatização, conectividade e processos inteligentes, da gestão de stock que nos permite reduzir perdas, otimizar a reposição de produto e aumentar a produtividade. Outra das vantagens prende-se com o transporte. Dispomos de uma frota, que, em conjunto com uma equipa de distribuição dedicada, e com a automatização permite-nos ter rotas mais eficientes e entrega de materiais entre 24 a 48 horas, em qualquer parte do país, sem complicações.

O que é que as start-ups, com toda a inovação tecnológica que têm aportado ao mercado, podem trazer de mais-valia ao vosso setor de atividade?
Destacaria as ferramentas digitais e processos que nos permitem níveis de eficiência na gestão do nosso negócio. Soluções de energias renováveis, produtos com menor impacto ambiental, softwares de gestão, que permitem aumentar a produtividade, aumentar a segurança dos colaboradores, desenvolver uma gestão de resíduos mais eficiente e um maior controlo de custos.

Estas são algumas das mais valias que posso indicar. E por falar em gestão eficiente de resíduos é com orgulho que na Casa Peixoto podemos dizer que a nossa preocupação ambiental e sustentável se traduz em uma média de 10 toneladas por mês.

Lojas físicas ou online. Qual a vossa aposta?
Temos vindo a apostar numa estratégia omnicanal que foi impulsionada pela experiência social pandémica. O reforço do crescimento no mercado digital, como resposta às novas necessidades e perfis de consumidores, já fazia parte dos nossos planos de expansão, antes da pandemia. Preparámo-nos para a explosão das vendas online em 2020, com investimento no abastecimento e entregas, assim como em termos informáticos, de recursos e de espaço. Desta forma, temos vindo a acompanhar as tendências do comércio online.

Atualmente disponibilizamos mais de 20 mil artigos online, de diferentes segmentos, desde Casas de Banho, Pavimentos e Revestimentos, Jardim, Lar, Bricolage, entre outros, e apresentamos várias soluções para a remodelação da casa, dando resposta aos consumidores que valorizam a funcionalidade, conforto e a experiência de compra não presencial, e acompanhando as tendências do comércio online.

A par com a loja online, foi lançada uma aplicação móvel, exclusiva para profissionais do setor que permite que estes realizem as suas encomendas com levantamento nas diferentes lojas da Casa Peixoto, ter acesso a preços exclusivos, consultar as faturas, encomendas e cotações em aberto, assim como acompanhar a evolução da conta corrente. Lançámos ainda o Outlet online que disponibiliza várias gamas de produtos e permite usufruir de descontos durante todo o ano, um projeto inovador no setor dos materiais de construção.

Paralelamente, investimos na abertura de duas lojas físicas em 2021, uma em Aveiro focada no cliente profissional e recentemente, no Porto, a maior loja da Casa Peixoto, com uma área comercial superior a 8.000m2. Desenhada como uma verdadeira galeria de arte, tem um conceito diferenciado e oferece aos clientes um serviço altamente especializado.

“(…) estamos, já, a trabalhar num novo projeto. Um serviço chave na mão, executado por uma equipa de profissionais e parceiros que dispomos para dar resposta a pequenas obras, remodelações, transformação de uma divisão ou de toda a habitação”.

Quem é o cliente tipo da Casa Peixoto?
Por um lado, com a expansão das lojas e showroom, abrangemos o segmento do cliente particular, que cada vez mais nos procura para aconselhamento de soluções construtivas e de decoração, montagem de cozinhas e aquisição de produtos para toda a casa. Não obstante, abrangemos também o segmento do cliente profissional da construção com o qual temos uma relação de proximidade com este segmento, de forma a correspondermos com todo o tipo de soluções e produtos. Estamos constantemente atentos ao mercado e procuramos de forma incansável dar resposta às dores sentidas pelos nossos clientes.

As obras são sempre um desafio, até mesmo as de pequena dimensão, como poderão ser as remodelações, nomeadamente pela dificuldade, cada vez mais iminente, em encontrar profissionais experientes para a realização da obra.

Neste sentido, estamos, já, a trabalhar num novo projeto. Um serviço chave na mão, executado por uma equipa de profissionais e parceiros que dispomos para dar resposta a pequenas obras, remodelações, transformação de uma divisão ou de toda a habitação, tudo cuidadosamente analisado, trabalhado e com o devido acompanhamento para que o resultado final possa superar as expectativas.

Assim, a Casa Peixoto será responsável por todo o processo e pela garantia execução do projeto, o que libertará o cliente das imensas burocracias e preocupações que são inerentes às diferentes fases do projeto. Um serviço personalizado assente no desenvolvimento e execução de um projeto com total controlo de custos e uma gestão eficiente da expetativa do cliente. Fácil, simples e sem burocracias!

Qual o montante de investimentos que anualmente canalizam para a vossa transformação digital e quais os setores de maior aposta?
Nos últimos anos preparámo-nos para a explosão das vendas online com investimento no abastecimento e entregas, assim como em termos informáticos, de recursos e de espaço. Também lançámos, em 2020, um novo website.

A par com a loja online, foi lançada uma aplicação móvel, exclusiva para profissionais do setor. Disponível para Android e IOS, a App Casa Peixoto PRO permite que estes realizem as suas encomendas com levantamento nas lojas da Casa Peixoto, ter acesso a preços exclusivos, consultar as faturas, encomendas e cotações em aberto, assim como acompanhar a evolução da conta corrente. No último ano o volume de investimento foi de aproximadamente 10 milhões de euros nestes projetos.

Ao longo dos anos têm investido na abertura de lojas em vários pontos do país. Essa estratégia é para manter?
Somos ambiciosos, mas também muito cautelosos nos investimentos que fazemos e nos projetos que abraçamos. É com este equilíbrio entre a ambição e a cautela que temos vindo a crescer progressivamente, ao longo destes 45 anos, de forma muito sustentada, o que nos permite realizar investimentos seguros. Estamos a trabalhar para uma futura abertura de loja, na zona da Gare do Oriente que será a nossa montra na capital do país. Com isto, prevemos crescer ao nível de postos de trabalho e de área de exposição.

Temos vindo a desenvolver uma estratégia de continuidade que tem vindo a ser implementada no sentido de nos expandirmos a nível nacional, de forma a abranger os vários pontos do país. E, claro, continuamos sempre atentos ao mercado e sempre disponíveis para analisar novas oportunidade de negócio.

“Consideramos que a expansão das lojas físicas é fundamental para consolidar a estratégia de posicionamento da marca em Portugal”.

A pandemia obrigou-vos a algum tipo de redefinição na vossa estratégia empresarial?
A pandemia trouxe uma mudança de paradigma e reforçou a transição digital das empresas de uma forma geral. Também no nosso caso, impulsionou a transformação digital que já estava em curso. No entanto, não alterou a estratégia que já estava definida e assente no omnicanal. Consideramos que a expansão das lojas físicas é fundamental para consolidar a estratégia de posicionamento da marca em Portugal. Paralelamente, vamos continuar a apostar no online, acreditando na combinação do mundo físico com o virtual, como a fórmula de sucesso para as lojas no futuro. A implementação da nossa estratégia considera a loja física e a plataforma logística online orientadas para a inovação, e com o objetivo de servir um consumidor que se ajusta e evolui muito rapidamente.

Conseguiram atingir a meta dos 50 milhões de euros de faturação prevista para 2021? E quais as estimativas para este ano?
Sim. 2021 foi um ano muito positivo para a Casa Peixoto, que com a dedicação de todos conseguiu superar os objetivos previstos. Esperamos alcançar uma faturação de aproximadamente 65 milhões de euros no final deste ano.

Quais as ambições da Casa Peixoto para 2022?
Prosseguir com os nossos objetivos de criação de valor no “triple bottom line: People, Planet & Profits” e adaptar-nos aos novos desafios da gestão: ágeis; resilientes; focados na inovação; na transformação digital; partilhar uma visão com propósito, e inspirar e mobilizar as nossas equipas para a mudança numa cultura empreendedora, de “empowerment” e de “accountability”.

Este ano e nos próximos queremos continuar a trabalhar na proximidade com os nossos fornecedores, parceiros e clientes.

Respostas rápidas:
O maior risco: Possíveis instabilidades económicas do país (pois não as controlamos).
O maior erro:  Termos, em alguns momentos, duvidado da nossa capacidade de superação.
A maior lição: Termos percebido que só com proximidade, junto dos nossos fornecedores e clientes é que se consegue construir credibilidade e destacarmo-nos no mercado.
A maior conquista:  A confiança dos nossos fornecedores e clientes.

Fonte: LinktoLeaders

Criar uma nova conta

Já tem uma conta criada?
Em vez disso, faça login Ou Altere a password