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CASA PEIXOTO

LIGAÇÕES E EMOÇÕES: TRABALHAR A PERFORMANCE SEM ESQUECER A RELAÇÃO HUMANA

É uma empresa familiar, conta com quase meio século de existência e emprega cerca de 300 colaboradores, distribuídos por seis lojas em território nacional e na Europa. Na Casa Peixoto privilegia-se a gestão de proximidade, com os colaboradores como prioridade, e os resultados positivos estão à vista.

Com pilares de actuação assentes em valores como a confiança, o compromisso, a experiência, a motivação, o profissionalismo e a inovação, a Casa Peixoto é uma referência no sector, como comprova a primeira posição que conquistou no ranking da Associação Portuguesa de Materiais de Construção, na categoria “Materiais de Construção”.

Isabel Peixoto, responsável pela área de Recursos Humanos, destaca que os já 46 anos de existência da empresa de materiais de construção e decoração, com sede em Viana do Castelo e cariz familiar, têm sido marcados pela superação de vários momentos difíceis. «Internamente, e quando surge algum momento de crise, dizemos sempre que “das crises saímos reforçados”.»

Na verdade, são as dificuldades que permitem a Casa Peixoto crescer como organização. Ao longo de mais de quatro décadas, conseguiram adaptar o modelo de negócio às novas exigências do mercado.

Além das recessões, superaram um incêndio que, em 2007, consumiu por completo a sede da empresa, a loja de Viana e uma parte significativa do armazém central. O falecimento do seu fundador, em 2008, e a crise económica global, entre 2009 e 2014, também foram adversidades superadas. E foi o facto de a construção ter estado praticamente parada em Portugal nessa altura que levou a empresa a apostar fortemente no mercado internacional e de exportação.

Comparativamente aos desafios do passado, Isabel Peixoto considera o actual mercado «inegavelmente mais competitivo do ponto de vista da competência técnica exigida às empresas, grossistas ou retalhistas, nos domínios da gestão, direcção de operações e tecnologia aplicada aos processos». O crescimento da empresa tem sido sustentável e a realidade da sua força de trabalho tem vindo a ser adaptada em função das exigências de um mercado que cada vez mais solicita profissionais qualificados, mas, sobretudo, criativos e com alta capacidade de resolução de problemas.

Sendo uma empresa familiar, com um conselho de administração composto por seis irmãos, «este conceito traz consigo dimensões de proximidade que só um ambiente familiar proporciona», defende orgulhosamente a responsável. A política de Recursos Humanos da organização assenta em gestão de proximidade, permitindo trabalhar a performance e a relação humana de modo personalizado, defendendo que cada colaborador é essencial para a prossecução do negócio.

Se actualmente é considerada a maior empresa nacional de comércio e distribuição de materiais de construção, tal deve-se ao seu fundador, Abílio Rodrigues Peixoto, que começou com uma pequena estrutura comercial. Um crescimento assim explica-se com «colaboradores que respiram Casa Peixoto, que nos levam mais além», já que a empresa faculta o ambiente de trabalho e as oportunidades para que, cada um cresça e se supere. Engagement, espírito de equipa e ambição, são os factores diferenciadores enumerados para definir a identidade da marca.

A proximidade com os colaboradores é outro ponto-chave que distingue a Casa Peixoto, considerando a ausência de formalidade e distanciamento hierárquico. Também o facto de a administração trabalhar diariamente na empresa e estar sempre disponível a receber os colaboradores, permite que haja uma grande participação destes na gestão da organização. «As ideias, sugestões, reclamações, frustrações de quem está diariamente no terreno são importantes para nós e ajudam-nos a tomar as melhores decisões» realça Isabel Peixoto, que considera a proximidade e o apoio aos colaboradores fundamental, seja a nível profissional como pessoal.

Apesar de a equipa se manter estável, a responsável concorda que esta é uma área muito competitiva e com enorme procura de profissionais. De uma forma geral, a preferência recai sobre profissionais competentes, dedicados, proactivos e dinâmicos, sendo os perfis mais requisitados os de assistentes e técnicos de venda, na área comercial. A Casa Peixoto é uma empresa em crescimento, com dinamismo e competitividade no mercado, e isso naturalmente atrai talento. Para terem os melhores colaboradores, disponibilizam – garante Isabel Peixoto – boas condições salariais e de trabalho e investem na promoção das melhores práticas que permitam uma experiência laboral saudável e feliz.

«Definimo-nos orgulhosamente como empresa familiar. Acreditamos que traz dimensões de proximidade que só um ambiente familiar proporciona.»

Distribuídos por várias lojas em diferentes zonas do país, os cerca de 300 colaboradores são na maioria homens, como uma média de 40 anos e com o 12.º ano de escolaridade. Somente 20% dos colaboradores têm formação superior.

Como maiores desafios actuais associados à gestão desta equipa, a gestora refere manter as equipas capacitadas, motivadas e alinhadas com a estratégia da empresa. Fruto das mudanças do mundo do trabalho, processo acelerado pela pandemia, a retenção de talento já não passa, só, por questões salariais. Apesar de a remuneração continuar a ser importante, os factores relacionais e emocionais são cada vez mais valorizados, em que «as pessoas procuram um projecto com que se identifiquem, um bom ambiente de trabalho, flexibilidade de horários e oportunidade de desenvolverem as suas competências e potenciarem as suas carreiras». Isto obriga a empresa a estar atenta aos seus colaboradores, às suas necessidades e a oferecer um projecto diferenciador e um bom local para trabalhar.

Para permitir esse crescimento das suas pessoas, a Casa Peixoto tem apostado fortemente na formação contínua, no desenvolvimento de competências e na criação de oportunidades de evolução e crescimento dentro da empresa. «Acreditamos que é através de um desenvolvimento integrado de competências que teremos mais ferramentas para lidar com os desafios do dia-a-dia.» Com um plano de formação equilibrado em matéria de distribuição de soft e hard skills, a organização pretende dotar os colaboradores de um leque de competências técnicas, funcionais, comportamentais e de gestão emocional que lhes permita, como objectivo final, desenvolverem bons níveis de autoconfiança, autoconceito e autoeficácia. «Tudo isto traz engagement, e com ele criamos um ciclo de partilhas positivas que, em última instância, criam bons ambientes de trabalho, tão necessários para a produtividade das empresas», acrescenta a gestora de Recursos Humanos.

«As pessoas procuram um projecto com que se identifiquem, um bom ambiente de trabalho, flexibilidade de horários e oportunidade de desenvolverem.»

Nesse sentido, em 2019 a Academia de Formação Casa Peixoto certificou a sua actividade junto da DGERT, apostando na qualidade formativa, com vista a prepararem as suas pessoas para o trabalho e para vida. A valorização do know-how e conhecimento internos levou a que grande parte da formação da Academia seja ministrada por colaboradores. «A formação e certificação de formadores internos é uma aposta nossa, no sentido de também promover, junto destes, o reconhecimento, desenvolvimento e validação de competências que lhes permitam abraçar novas valências e novos projectos connosco», revela Isabel Peixoto.

A organização vai ainda mais longe e disponibiliza os seus programas a clientes e parceiros, «stakeholders do nosso negócio e parte integrante do nosso sucesso. Assim, queremos que cresçam também connosco». Apresentam, sobretudo aos seus clientes profissionais, acções de formação segmentadas para novas tecnologias de materiais ou novas técnicas de aplicação/instalação.

E este investimento tem apresentado resultados positivos. Segundo a responsável, as métricas internas de performance comercial, como o Mystery Shopper, por exemplo, trazem dados muito satisfatórios, em que as equipas Casa Peixoto evidenciam muito bons conhecimentos técnicos de produtos, soluções e processos e com elevado nível de personalização na abordagem ao cliente, transmitindo assim confiança e a solidez da marca Casa Peixoto. Por outro lado, os números globais do negócio falam por si, como expressão de todo um leque de investimentos estrategicamente bem realizados, Formação inclusive. No último triénio, a marca teve um crescimento de mais de 40% em volume de negócios.

Enquanto primeira empresa na Europa, no seu sector de actividade, a investir, em 2003, num armazém totalmente robotizado – o centro logístico em Viana do Castelo –, «a tecnologia veio beneficiar a empregabilidade, já que as estruturas robotizadas e/ou automatizadas permitem que sejam as máquinas a realizar tarefas mais rotineiras, sem grande complexidade ou de elevado esforço físico. Tal permite à Casa Peixoto aumentar a rentabilidade da sua cadeia de abastecimento, diminuir o desgaste físico dos colaboradores e colocar as pessoas em funções que exigem capacidade de análise, de decisão, grande sensibilidade e contacto humano», defende Isabel Peixoto.

Naturalmente, a adopção de novas tecnologias obrigou à formação interna dos colaboradores, mas o processo tem sido «simples e tranquilo», e é importante «olhar para a tecnologia como aliada e promotora de uma melhoria das condições de trabalho».

Em pandemia, conseguiram abrir duas lojas, em S. João da Talha e Aveiro, o que levou a organização a lidar com o desconhecido. «Não sabíamos se iríamos ter de encerrar a nossa actividade, não sabíamos o impacto socioeconómico que iria atingir a sociedade e, por conseguinte, o mercado», confessa a responsável. Sem baixar os braços ou saber o “dia de amanhã”, decidiram que teriam de concretizar os seus projectos enquanto lhes fosse permitido.

Perante a vantagem de não verem a actividade encerrada, a organização respondeu com trabalho e não se demoveu da realização dos seus projectos, tendo inclusivamente desenvolvido novos projectos de forma a dar resposta às exigências dos tempos de pandemia e da aceleração digital que veio com ela. Em 2020, lançaram um novo site e estabelecem presença omnicanal com a abertura da loja online da Casa Peixoto.

Para o futuro mais próximo, têm definidos como principais objectivos a abertura de mais lojas em território nacional, o aumento de resultados globais e líquidos, que lhes permita assim investir no sucesso da empresa, passando pelo incremento e actualização constante das estruturas físicas e humanas.

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