No campo das vendas online, as redes sociais assumem um papel de destaque não só como fontes de informação como de inspiração para o shopping online, razão pela qual é importante serem consideradas na estratégia de marketing das marcas.
Por outro lado, as compras offline proporcionam uma experiência tátil e sensorial dos produtos antes da compra, além da personalização do serviço e aconselhamento que muitas vezes é fundamental para a tomada de decisão, principalmente em situações que envolvem a conjugação do projeto com os materiais e os serviços. Por exemplo, situações em que é necessário um estudo de espaço a remodelar ou a equipar, do design, de ajustar o orçamento e esclarecer sobre a montagem e pós-venda, um atendimento personalizado é fundamental no processo de decisão.
Portanto, as compras híbridas que reúnem o melhor destes dois mundos – online e offline – para satisfazer todos os requisitos do cliente, são fundamentais e, em 2023, adotar essa mentalidade híbrida será uma estratégia a considerar para as lojas que pretendem continuar a aumentar o reconhecimento da marca, reduzir custos e melhorar a fidelidade dos clientes, sensíveis aos fatores de preço-qualidade e sustentabilidade.
A rapidez na entrega, uma componente crucial da experiência de comércio eletrónico, é um fator decisivo para os consumidores online, e exige soluções que impulsionem a inovação no futuro da logística: software adequado para as operações da cadeia de abastecimento, integração da entrega e gestão de stocks nas plataformas de compras e rastreamento de produtos para criar a melhor experiência pós-compra.
Por outro lado, o sucesso no retalho em 2023 pressupõe as empresas continuem a adaptar-se ao facto de que as decisões de compra do consumidor assentam cada vez mais em questões de ética, ambiente e sustentabilidade, e que os produtos e serviços que compram são criados de forma correta por organizações com sólidos conhecimentos ambientais, sociais e valores de governança (ESG) para construir laços mais fortes de confiança e lealdade com os clientes, ao mesmo tempo que desenvolvem operações e processos mais eficientes.
Embora as perspetivas económicas para muitos países, com o aumento da inflação e a interrupção da cadeia de abastecimento, perspetivam um caminho difícil para o próximo ano, o setor do retalho é atualmente empolgante, com mudanças no comportamento do consumidor e tecnologias em evolução que exigem que as marcas sejam criativas, ágeis e voltadas para o futuro. As principais tendências que afetam o setor, desde o ecommerce à personalização, passando pela diversificação em termos de mercado, canal e consumidor, são precisamente as que apresentam os maiores desafios.