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Casa Peixoto espera
faturar 47 milhões
de euros em 2021
Em entrevista, Luciano Peixoto prevê que a faturação atinja 47 milhões de euros em 2021, revela as aberturas de novas lojas em Portugal e anuncia o reforço da vertente externa em África, em regime de ‘franchising’.
“Nos meses de março e abril de 2020, houve uma quebra com alguma expressão, tanto no segmento de cliente final como no profissional da construção. No entanto, com o primeiro desconfinamento, no segmento de cliente final, foi evidente uma maior preocupação das famílias com o conforto da casa, o que se refletiu positivamente nas vendas nos meses seguintes de 2020. A ‘obrigação’ de todos nós passarmos mais tempo em casa, originou este aumento de procura de materiais de construção, decoração e ‘bricolage’ no período referido.
Quanto ao cliente profissional da construção, houve uma maior estabilidade ao longo do ano. Tirando o primeiro impacto do início da pandemia, onde o sentimento negativo com o futuro foi mais acentuado, as obras foram-se mantendo em andamento”, resume este responsável da Casa Peixoto, com sede em Viana do Castelo.
Segundo Luciano Peixoto, “trata-se de um negócio com um tempo de ciclo longo, entre a decisão do investimento por parte do promotor, à aprovação de projetos nas câmaras, terminando na conclusão de obra, podem passar facilmente cinco anos”, acrescentando que, “por esse motivo, no curto prazo, o efeito da pandemia não se fez sentir na construção nova e reabilitação urbana”. Sobre os resultados líquidos, este responsável adianta que “ainda estamos em processo de fecho de contas, no entanto, prevemos que consigamos obter um crescimento percentual superior a dois dígitos nos resultados líquidos da empresa”, ou seja, entre 10% e 15% a partir dos 1,3 milhões de euros de lucros alcançados em 2019.
“A Casa Peixoto tem investido continuamente ao longo dos anos, desde a logística à formação dos nossos colaboradores, assim como em novas parcerias comerciais no estrangeiro. Com esta política de investimento contínuo a empresa tem conseguido obter crescimentos constantes e sustentados ano após ano. É ainda com um rigoroso controlo de custos que nos permite construir um ‘barco’ mais robusto, com maior capacidade de resposta face a tempestades que possam ocorrer, tal como a que vivemos atualmente. No entanto (…), o sector da construção não parou como outras atividades no nosso país, possibilitando dessa forma que o ano fosse correndo com uma aparente normalidade”, assume Luciano Peixoto.
A Casa Peixoto fechou 2020 com uma faturação de 43,5 milhões de euros. Sendo uma empresa de cariz familiar, “todas as posições acionistas da empresa estão dentro da família desde a sua criação em 1975”. “Temos também prevista a abertura, ainda no primeiro semestre deste ano, um novo conceito de loja ‘Casa Peixoto PRO’ - localizado em Aveiro. Tal como o nome indica, será uma loja pensada para o cliente profissional da construção, com um grande foco nos serviços e disponibilidade de material adaptada às necessidades do mercado. Iniciaremos ainda a construção da nova loja em Lisboa, na zona da Gare do Oriente”, revela o administrador da empresa, que está este ano a comemorar o 45º aniversário.
Na vertente internacional, a Casa Peixoto apresenta uma rede comercial própria, com um representante exclusivo em Paris (Peixoto - Matériaux de Construction) e tem ainda um parceiro exclusivo na Guiné Conacri, onde é possível o cliente comprar qualquer produto comercializado pela Casa Peixoto em Portugal. Mas há um projeto para reforçar a frente externa da empresa. “O projeto de ‘franchising’ no continente africano tem como principal objetivo aumentar a presença internacional da Casa Peixoto, replicando o nosso modelo de negócio com parceiros estratégicos nos diferentes países. Atualmente, já temos um parceiro exclusivo na Guiné Conacri, e estamos em vias de iniciar novas parcerias comerciais noutros países africanos”, adianta Luciano Peixoto.
A Casa Peixoto, empresa familiar portuguesa com uma história de mais de 40 anos, está a investir mais de 20 milhões de euros na ampliação da rede comercial no nosso país e na internacionalização.
Tudo isto é resultado de uma aposta financeira no mercado. “Entre o valor investido nos últimos anos e o investimento previsto para os próximos dois anos, o volume de investimento será superior a 20 milhões de euros. Pretendemos ainda continuar o nosso processo de expansão para outras cidades portuguesas, assim como reforçar o investimento na rede comercial em Paris. A área digital continuará a ser uma prioridade para a Casa Peixoto, onde prevemos
continuar a apostar fortemente na melhoria de serviços digitais orientados para o cliente - Loja ‘online’ e App Casa Peixoto PRO, assim como na melhoria de processos internos”, assegura Luciano Peixoto.
fonte: pt.cision.com